Leia para o seu filho...
- Magda Castellano @mae_detres
- 19 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

Com a correria do dia a dia, muitos de nós, acabamos não reservando um tempo em nossa rotina cheia de compromissos, para ler um livro para os nossos filhos. E assim, histórias de " Princípes e Princesas, Bruxas e Rainhas" estão ficando cada vez mais abandonadas nas estantes e prateleiras de livros... Algumas mães justificam essa ausência de tempo de leitura, pelo fato do filho se interessar mais pela TV, tablet e videogames antes de dormir. Infelizmente, essa é uma realidade. E, com isso, o hábito da leitura nas crianças vem diminuindo cada vez mais.
Mas, o que podemos fazer para mudar? Criar esse hábito! Nunca é tarde para desenvolvermos uma boa rotina! Reserve alguns minutinhos do seu fim de noite e na hora de colocar seu filho para dormir, conte uma história, ou pelo menos um capítulo dela, caso seja muito grande.
Lembre-se que através da literatura, diferentes habilidades serão afloradas, dentre elas a ampliação do vocabulário, a criatividade e a vivência do mundo do faz de conta. Em uma simples história, ele conhecerá novas formas de falar, novas culturas, novos lugares...
Além disso, ele aprenderá a lidar com suas emoções e principalmente a entendê-las. Se colocará no lugar do personagem e viajará pelo mundo da imaginação...
Não existe idade para começar a ouvir histórias. Dentro da barriga seu bebê já pode começar a ouví-las e captar as vibrações das palavras conseguindo identificar a emoção. Além disso, esses momentos ajudam a estabelecer um laço entre o bebê, a família e o ambiente externo.
Então, vamos reservar esse tempinho? Escolha uma história adequada para a idade e para a situação que a criança está vivendo. Quando mais elementos da história ela puder reconhecer, melhor será o interesse. Crie um clima antes de começar a leitura, vá com seu filho para um cantinho especial no quarto, com a luz mais baixa, almofadas no chão... Dê ritmo a história, mude a voz, fale mais pensativo ou pausadamente dependendo da fala do personagem, se estiver num momento mais intenso, fale firme com a voz mais forte. A criança prende sua atenção nesses detalhes. Dê um bom fechamento à história. Leia até o fim. E lembre-se de que o seu filho precisa sonhar e imaginar a história, por isso, quanto mais interessante for o final, mais realizado ele ficará. E lembre-se, suas histórias e esses momentos ficarão guardados por toda a vida nas memórias do seu filho.

Um abraço,
Magda Castellano
Mãe de Três e Pedagoga
@mae_detres
Comments