Estimulação Sensorial em bebês
- Magda Castellano @mae_detres
- 25 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

De 0 aos 24 meses, a criança baseia-se exclusivamente em percepções sensoriais e em esquemas motores. Todo o conhecimento de mundo aprendido pelo bebê nessa fase, se dá basicamente pelo sentido (sensório) e pela movimentação motora física (motor). Os esquemas sensórios motores são construídos a partir de reflexos inatos, que o bebê usa para lidar com o ambiente. A partir da construção desses esquemas, o bebê percebe o mundo e atua nele coordenando as ações vivenciadas através de comportamentos motores simples e suas experiências sensoriais com o que o cerca.
Além dos cinco sentidos básicos que todos nós conhecemos – tato, paladar, olfato, audição e visão – os bebês, vivenciam também outras experiências sensoriais: o movimento, o equilíbrio e a posição do corpo no espaço.
Atividades simples de estimulação podem ser feitas, como:
- cantar para o bebê;
- brincar de serra, serra, serrador;
- conversar com ele na hora do banho e na troca de fraldas falando sobre o que você está fazendo;
- massagear seus pezinhos;
- oferecer aos maiorzinhos que já conseguem segurar com as mãos, objetos de diferentes texturas e cores para que possam explorá-los;
- fora de casa, mostrar e conversar com eles sobre os lugares que vocês estão passeando (explorar esse olhar da criança para a natureza);
- na hora de alimentá-los deixar que eles explorem o alimento, seu cheiro, seu gosto, sua textura;
- imitar sons de bichos e falar para eles que animal faz aquele som;
- deixá-los mais livres no chão, sempre tendo o cuidado de colocá-los em um ambiente seguro;
- incentivá-los a ficar de bruços, a rolar, a engatinhar, a ficar de pé e a andar sempre sob a supervisão de uma adulto.
Enfim, crie inúmeras possibilidades de estimulação para que seu filho tenha a oportunidade de se desenvolver. A integração sensorial é fundamental para a aprendizagem de capacidades cada vez mais complexas, permitindo que o bebê desenvolva as suas capacidades motoras, sociais, cognitivas e emocionais e, por sua vez, que se movimente e se relacione com o ambiente de modo cada vez mais eficiente.

Um grande abraço,
Magda Castellano
Mãe de Três e Pedagoga
@mae_detres
Comments