Dicas para ter sucesso na amamentação do seu bebê
- Dra. Jéssica Soares @minha_pediatra
- 8 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Nos tempos modernos, a busca pelo sucesso tornou-se constante em nossa sociedade, e, quando pensamos nas mulheres grávidas, essas também passam as 40 semanas ou 9 meses de gestação imaginando como será a nova fase com o bebê em casa.
Programação é fundamental. E deve fazer parte do pré-natal as orientações sobre a amamentação, porque, a partir do momento que o bebê nasce, é através desta que será garantida a melhor nutrição e estimulação neurossensorial para a criança.
Então elaborei algumas dicas para que tenhamos êxito na amamentação dos nossos bebês:
AMAMENTAÇÃO PRECOCE - Se for possível, por isso é importante você ter o seu pediatra na hora do nascimento, o primeiro estímulo para a amamentação deve ser dado na primeira hora de vida, colocando o bebê para mamar no peito, logo após o parto. Nesse momento, os hormônios da gestação, dentre eles a prolactina (hormônio que tem a função de promover a secreção do leite), têm queda acentuada. Entretanto, quando a mãe amamenta o filho, estímulos nervosos que vão do mamilo ao hipotálamo (região do cérebro responsável pela produção de prolactina) provocam secreção intensa desse hormônio, garantindo níveis adequados para a produção de leite.
TRANQUILIDADE - Nada de pensar que não é capaz! Todas são capazes, mas fatores psicológicos, como o estresse , inibem a produção de outro hormônio importantíssimo para a ejeção ou descida do leite, a ocitocina. Então, se o pré-natal e parto ocorreram sem intercorrências, tranquilidade é fundamental no pós-parto para a amamentação. Aceite ajuda para tarefas do lar. Evite muitas visitas e atividades sociais. Aproveite o intervalo entre as mamadas para tentar descansar. Se no primeiro momento a produção e ejeção do leite forem satisfatórias, o bebê terá ganho de peso adequado e isso trará grande conforto e alegria para a família.
BASTANTE LÍQUIDO E BOA ALIMENTAÇÃO - Com a produção de leite, o organismo materno exigirá maior quantidade de líquido para manter-se hidratado. É prudente ingerir de 3 a 4 litros de líquido por dia. Dê preferência para a água. Uma alimentação equilibrada, baseada em alimentos mais naturais e pouco processados também favorecerá boa saúde materna e melhor disposição para a amamentar. Evitar bebida alcoólica e estimulantes, como chás preto, mate e café, também ajudarão a manter-se mais tranquila para amamentar.
Resumindo, colocar o bebê no peito para mamar, estar tranquila e ter boa alimentação e ingestão hídrica são indispensáveis para o sucesso na amamentação! Simples, não é? Então agora é só colocar em prática!

Um abraço a todos e até a próxima matéria!
Dra. Jéssica Soares
Pediatra e Neonatologista
Pós graduada em Nutrologia
@minha_pediatra
コメント