O que seu filho come na escola?
- Nutricionista Simone Carvalho @maternalenutritivo
- 27 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

A alimentação, além de nos dar prazer, nos fornece energia e outros nutrientes que o corpo precisa para crescer, desenvolver e manter a saúde. A criança com uma alimentação pouco variada e nutritiva pode apresentar sintomas como: fraqueza, desânimo, irritabilidade, falta de alguns nutrientes, deixar de crescer de maneira adequada e ainda, dificuldade de aprendizado na escola. Outro ponto a ser considerado é que, a alimentação farta em açúcar, sal e gorduras, contidos principalmente em alimentos industrializados, pode ser um fator de risco para desenvolvimento da obesidade infantil, bem como uma série de doenças como: colesterol e pressão alta, diabetes, dentre outros... Para uma boa qualidade de vida, é importante que se tenha uma alimentação saudável e consciente desde a infância! Uma das refeições que não podemos deixar de dar a devida importância, é o lanche escolar, pois na maioria das vezes, devido à praticidade, acaba sendo constituído de sucos de caixinha, refrigerantes, achocolatados, petit suisses, salgadinhos, bolos e bolachas recheadas industrializadas. Para se contemplar uma lancheira saudável e nutritiva, a recomendação é que:
• Guloseimas como: chocolates, balas, pirulitos e salgadinhos não devem fazer parte, pois é uma refeição que a criança realizada 5 vezes por semana, portanto merece mais atenção e cuidado.
• As frutas devem ser priorizadas diariamente e variadas ao longo da semana.
• Alimentos ultraprocessados (bolachas recheadas, snacks saborizados ...) e bebidas industrializadas (néctars, achocolatados, “inhos” e bebidas altamente açucaradas) devem ser evitados, sendo que, aliás, bebidas não são estritamente necessárias! Água de coco, suco de frutas natural e leite fermentado podem ser boas alternativas.
• Porções grandes devem ser evitadas, a não ser que a escola requisite lanche para ser compartilhado.
• Para a escolha de boas fontes de carboidrato e proteína, bolos caseiros, pães integrais, bolachas sem recheio, iogurtes integrais, queijos brancos, requeijão e ovos são boas opções.
• Se a criança possui restrições alimentares devido à intolerâncias e alergias, deve haver necessariamente orientação profissional de um nutricionista para guiar sua alimentação seguramente no ambiente escolar.
SUGESTÕES DE LANCHES PARA LEVAR NA ESCOLA:
1- 1 fatia de Bolo Caseiro Simples e 1 Potinho com Uvas
2-1 Laranja e 1 Mini Sanduíche de Frango ou Carne que tenha sido excedente ao almoço ou jantar e conservado em geladeira
3- 100ml de Suco de Uva Integral, 1 Mini Pizza de Queijo Branco e 1 kiwi
4- Tomatinhos Cereja, Ovinhos de Codorna e 1 Banana
5-Batata Doce Assada e Mamão Picadinho com Uvas Passas e Aveia.
Além de tudo já dito, vale enfatizar que as cantinas escolares devem ser importantes pontos de promoção da saúde para as crianças, cuja as famílias optam por não enviar o lanche de casa! É extremamente necessário, que os pais ao definirem a escola de seus filhos, sejam criteriosos com as conceituações pedagógicas que também valorizem uma boa alimentação!

Um grande abraço!
Simone Carvalho
Nutricionista Materno Infantil
@maternalenutritivo
Comments