Por que surgem as assaduras nos bebês? Veja como tratá-las e evitá-las.
- Dra. Jéssica Soares @minha_pediatra
- 4 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

A assadura é uma lesão avermelhada que aparece na pele de crianças, principalmente nas menores de 1 ano, e está muito associada ao uso de fraldas.
Geralmente ocorre devido o contato da pele com o cocô e xixi, e essa umidade pode provocar uma irritação intensa, podendo ter algumas pápulas, erosões e descamação, causando muito desconforto para o bebê.
Essa lesão também é conhecida como dermatite das fraldas, e pode ter causa alérgica (devido ao tipo de fralda), e ainda estar associada ao uso de antibióticos, podendo ter contaminação secundária por bactérias e fungos (monilíase perineal).
Pode ocorrer em outras regiões do corpo que possuem dobrinhas, como pescoço, abdômen e coxas.
O ideal para evitar o surgimento de assaduras é manter a região perineal e de dobras sempre secas, trocando frequentemente as fraldas já encharcadas de xixi e imediatamente quando houver fezes.
Mas se a pele já estiver acometida pela assadura, alguns cuidados devem ser tomados:
1) Além de trocar com maior frequência a fralda, procure não usar lenços umedecidos na região, dando preferência para higiene com água filtrada e algodão quando tiver xixi e lavar o bumbum com água morna e sabonete neutro quando houver cocô.
2) Deixe a pele bem seca antes de fechar e não aperte demais a fralda.
3) Exponha a região acometida ao sol, antes das 10:00 ou após às 16:00, pelo menos 15 minutos por dia.
4) Utilize cremes de proteção que contenham vitaminas A e D, lanolina, óleos e óxido de zinco. Eles funcionam como barreira mecânica de proteção à pele. Deve-se espalhar bem o creme até desaparecer, sem excesso.
5) Não utilize talco na região, pois este pode ser aspirado pelo bebê e prejudicar os pulmões.
6) Se houver a suspeita de que a assadura seja de causa alérgica, a marca da fralda pode ser trocada ou até mesmo usar fralda de pano, lavada apenas com sabão de coco.
7) Não utilize pomadas a base de corticóide ou antifúngico, sem orientação do seu pediatra.
8) E pode utilizar maisena? É melhor não, pois o uso do amido de milho pode provocar ressecamento na pele, piorando a assadura ou favorecendo o seu surgimento. Existem outros produtos para proteção da pele.
Espero que tenham gostado! A prevenção é sempre a melhor solução!
Um beijo e até a próxima!

Dra. Jéssica Soares
Pediatra e Neonatologista
@minha_pediatra
Comments