top of page
Últimas Receitas

Clique aqui e tenha desconto
em sua assinatura

Carrinhos - Cadeiras Auto

Acessórios

Roupas, acessórios e artigos de decoração alegres, descolados, lúdicos, que fogem do comum mas que conservam a essência da infância.

Criando uma rotina prazerosa para o cuidado com os dentes

  • Dra. Ana Flávia Prado @amordesorriso
  • 26 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura

Você gostaria que o momento de cuidar dos dentes e da saúde bucal junto com o filhote fosse um momento super descontraído e agradável?

Esses momentos que parecem delicados podem ser bem mais fáceis do que imaginamos!

E nesse processo, quanto mais paciência os pais tiverem para ensinar, maiores serão os lucros, pois a criança responde desenvolvendo o gosto de ter os dentes limpos.

Algumas dicas que podem ajudar bastante:


1) Como diz Içami Tiba: "quem ama educa!", então, desde sempre os pais devem ir mostrando à criança em um momento divertido como usar a escova e o fio dental. Vale a criança também escovar os dentes dos

pais, e vice versa!


2) Os pais devem envolver a criança neste processo de aprendizagem porque, para ser feliz, a criança precisa desenvolver no dia-a-dia um critério interno do que é certo ou errado, adequado ou inadequado e do que é essencial ou supérfluo e assim, sua auto-estima vai crescendo à medida que vence os desafios.

Nessa hora vale brincar usando fantasia de super herói ou outra fantasia , ou contar historinhas de como cuidar dos dentinhos!


3) Dizer simplesmente "se você não escovar os dentes, vai ter cárie", não funciona. Ainda não são claras na cabeça das crianças as relações de causa e efeito e, sobretudo, não se deve usar essa afirmação para que a criança decida por si mesma se vai querer ou não escovar.

Elas são pequenas demais para entender e arcar com as consequências deste tipo de ação.

Se ficar a cargo deles, um dia eles não vão querer e no outro também não!

Alem do que ameaçar a criança nesse momento não é legal.


4) As crianças em geral buscam reconhecimento. Assim, se elas crescerem em um ambiente onde as atividades ligadas à saúde são estimuladas, sempre imitarão os atos das pessoas que estão ao seu redor.


5) Se seus esforços para realizá-las ainda forem recompensados, o seu nível de motivação será maior ainda.

Demonstre entusiasmo imediato pelos esforços deles. Quando o reforço positivo for usado, a frequência da vontade de escovar será maior.

Como demonstrar esse reforço? Terminada a limpeza, brincando, contando uma história, cantando uma música com ela, ela saberá que fez uma coisa legal e está recebendo a atenção que tanto ama receber!


6) De modo geral, se o adulto escova os próprios dentes diante da criança, ela os escovará também. O exemplo de outros familiares realizando a higiene bucal ajuda muito.

o exemplo estabelecido pela família tem grande impacto sobre o desempenho da criança. As crianças refletem nossos atos, atitudes e condutas, por isso é tão importante dar bom exemplo. Se os pais e os irmãos têm hábitos adequados e sempre realizam os cuidados preventivos então a criança tende a imitá-los . Nenhuma criança gosta de se sentir excluída , razão pela qual tenta imitar e comportar-se de acordo com elas. Então, logo após as refeições, busque mostrar ao filhote você escovando os dentes, escovando a língua e usando o fio dental!


7) Quando o filho é bem pequeno e ainda não vai à escola, uma boa forma de acompanhá-lo é fazendo um "caderno de rotina" da criança, onde serão anotados os períodos do sono, os horários das refeições e da higiene bucal, como a criança se alimentou, o funcionamento do intestino etc. Assim, com esse caderno e as conversas com a babá, os pais poderão acompanhar o crescimento da criança e a babá se sentirá mais segura, pois sabe que está sendo supervisionada. Isso vale também para os avós.


8) Mostrar fotos com os ídolos das crianças exibindo um sorriso saudável , a associação de atitudes realizadas por personagens infantis conhecidos pelas crianças aos hábitos saudáveis de higiene bucal, assim como mostrar livros , brinquedos, filmes, desenhos, bonecos, jogos e atividades criativas ligadas à saúde bucal podem facilitar muito na motivação desses momentos.


9) Leve seu filho ao odontopediatra, isso vai gerar em você e nele uma

Motivação maior, Além de tirar suas dúvidas, e os filhotes vão amar!


10) Se nada disso funcionar , continue persistindo, mesmo que você ache que nada funciona. Funciona sim, e a hora mais tranquila chegará. Cuidar da saúde bucal do filhote é um ato de amor, e qual criança resiste à um ato de amor?


Um grande abraço e até a próxima!


Dra Ana Flávia Prado

Odontopediatra e Ortodontista

@amordesorriso


Comments


Magda
Castellano

@mae_detres

Mãe de Três princesas, Pedagoga e Estudante de Nutrição.

DÚVIDAS? FALE CONOSCO:​

SIGA-NOS:​​

© 2017 Todos os direitos reservados. Não reproduzir conteúdo sem autorização.

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page