A importância de uma Rotina do Sono
- Magda Castellano @mae_detres
- 3 de out. de 2017
- 4 min de leitura

Estabelecer boas rotinas para dormir, comer, etc, é uma estratégia essencial para organizar o dia e a noite do bebê e dos pais. Durante os primeiros meses, recomenda-se adaptar a rotina da mãe à do bebê. Dormir quando ele dorme (é muito importante que a mãe descanse quando a criança estiver dormindo) e dar-lhe de comer quando tem fome (mesmo depois dos primeiros meses a livre demanda de leite materno deve ser mantida), sem grande rigidez de horários. Enquanto faz isto, o bebê vai criando novos hábitos. Aprende a distinguir o dia da noite, compreende que determinadas ações têm como consequência uma outra (como os passos da rotina do sono). Segundo a nossa parceira no blog, a Consultora do Sono Ana Gabriela F. Nascimento Maliutsin @consultoriadosonoinfantil, "a partir dos 3-4 meses de idade, o relógio biológico do bebê começa a se regular e isso permite que uma rotina seja estabelecida desde pequeno. Ter uma rotina - e a previsibilidade que vem com ela - passa uma sensação de segurança para a criança, diminuindo sua ansiedade e facilitando algumas atividades diárias, como a hora do banho ou a hora da cama. Além disso, “repetição” é a palavra-chave quando falamos de desenvolvimento cognitivo infantil. Se o banho, o pijama e uma historinha sempre antecedem a hora da cama, o bebê percebe que é hora de dormir e consegue relaxar com mais facilidade. Se há uma consistência em como as coisas acontecem no dia-a-dia, ela não vai “brigar" na hora em que deve parar de brincar para jantar ou dormir e, no caso das crianças mais velhas, as birras diminuem pois elas tem uma sensação de independência, já que elas seguem as regras da casa sem notarem e não tem a sensação de alguém mandando nelas o tempo todo", ressalta a Ana Gabriela.
Acredito que como eu, todas as mães sabem que uma rotina bem estruturada na vida da criança é algo essencial. Um dos problemas que relatei para vocês na matéria anterior (Leia AQUI) é que a rotina da Luísa não estava legal. Ela não estava realizando a soneca no horário certo e isso estava desorganizando até mesmo a rotina alimentar dela, sem contar as inúmeras vezes que acordava de madrugada por estar excessivamente cansada. Tudo isso eu só consegui analisar e encontrar uma solução quando comecei a colocar em prática o Plano de Sono desenvolvido pela Ana Gabriela. Nosso primeiro passo foi reestruturar a rotina da Luísa e principalmente a rotina do sono. Como a Ana Gabriela disse acima, a previsibilidade traz segurança para criança e então, de uma maneira bem lúdica, inseri uma rotina do sono para Luísa, registrando através de desenhos todos os passos que faríamos antes que ela adormecesse. Criamos um quadro, onde todos os dias, ela mesma que já o decorou (rsrs) vai me falando o que falta fazermos.

1- Hora do Banho - A Luísa sempre tomou banho antes de dormir e para ela isso já fazia parte do ritual. É bom falar que muitas crianças não relaxam com o banho e por vezes, até se agitam. Por isso, essa rotina do sono é muito individualizada e deve contemplar o que faz o seu filho relaxar antes de dormir. Trocar a fralda, colocar o pijama também já faz a criança perceber que a hora do sono está chegando. E esse ritual deve começar por volta das 18h.
2 - Jantar - A comida deve ser servida mais cedo para que a criança não durma com a barriguinha cheia. É muito importante que ela esteja bem alimentada para que não acorde com fome de madrugada. Lembrando sempre que a alimentação deve ser saudável!
3 - Escovar os dentes - É muito importante que a criança escove os dentes antes de dormir, aqui no blog nos temos uma matéria muito legal da nossa parceira Ana Flávia Prado - Odontopediatra sobre uma rotina prazerosa de escovação dos dentes (Leia clicando AQUI)
4 - Momento de Leitura - Luísa ama esse momento!Sentamos no tapete do seu quarto e ela escolhe uma história para eu contar. Tem dias, em que ela mesma conta, rsrs. É uma delícia!
5 - Amamentação - Como todos sabem, Luísa ainda é amamentada em livre demanda e eu pretendo continuar até quando ela quiser. Como a barriguinha já está cheia com o jantar, essa mamada é mais de carinho e aconchego. Eu digo que é a sobremesa! Depois desse momento cantamos e as luzes do quarto são apagadas. Ficamos bem quietinhas até que o sono chegue.
6 -Dormir na caminha - Luísa ainda dorme no meu quarto. Por diversos motivos, eu e o meu esposo queremos que ela continue dormindo pertinho da gente. Como o quarto é bem grande, fiz um Cantinho Montessoriano para ela (vou fazer uma matéria sobre ele pra vocês) com caminha baixa, onde ela tem dormido super bem todas as noites desde que iniciamos o Plano de Sono.
Essa é a nossa rotina, mas quero deixar bem claro que é uma rotina para uma criança de 2 anos. Cada rotina deve ser personalizada, assim como o Plano de Sono. Lembre-se sempre que a individualidade da criança, assim como seu temperamento fazem toda a diferença na hora da montagem desse plano.
Já estamos há 2 semanas colocando o Plano em prática e conseguimos grandes avanços: noites de 7 horas de sono ininterruptos, soneca da tarde sempre no mesmo horário, melhora de humor e melhora no apetite.
Volto a dizer que se você tem dificuldades com a rotina de sono do seu filho, procure a consultoria da Ana Gabriela através dos contatos que deixarei abaixo:
Ana Gabriela Franco Nascimento - Consultora do Sono
E-mail: gabrielafnp@hotmail.com
Facebook: @consultoriagabrielanascimento
Instagram: @consultoriadosonoinfantil
WhatsApp: (19)98384-5901
O trabalho dela é demais! Muito atenciosa e super profissional! O atendimento é 100% online. Marque uma primeira conversa com ela pelo whatsApp (é gratuita).
Na próxima semana voltaremos com mais dicas!
Até a próxima!

Magda Castellano
Pedagoga
@mae_detres

Ana Gabriela Franco Nascimento
Consultora do Sono Infantil
@consultoriadosonoinfantil
Comments