top of page
Últimas Receitas

Clique aqui e tenha desconto
em sua assinatura

Carrinhos - Cadeiras Auto

Acessórios

Roupas, acessórios e artigos de decoração alegres, descolados, lúdicos, que fogem do comum mas que conservam a essência da infância.

Como ajudar o bebê, no desenvolvimento motor, de 4 a 9 meses?

  • Clarissana Botaro @trilogiamaterna
  • 12 de jan. de 2018
  • 3 min de leitura

Olá Mamães!

Antes de iniciar o tema, ressalto que fiquei imensamente feliz com o convite da Magda, espero poder contribuir com vocês e que possamos pensar em novos temas para abordar aqui.

Como mãe e fisioterapeuta, vivencio na prática o desenvolvimento motor das crianças; é minha paixão poder estimular e vê-los evoluindo em suas habilidades e tornando-se cada dia mais independentes.

Vocês sabem o que um bebê de 4 a 9 meses pode fazer e como podemos ajudá-lo? Vamos lá, que vou explicar e dar algumas dicas!

O desenvolvimento motor de um bebê é influenciável pelas interações entre seus familiares e ele. É no segundo trimestre (4 a 6 meses) que esse serzinho irá progredir no ganho de força muscular e vencer a força da gravidade, ganhando tônus muscular em seu tronco, permitindo assim ficar sentado e explorar ao seu redor com seus membros. Por volta de 3 a 4 meses, ele já apresenta a capacidade de manter a cabeça alinhada em relação ao corpo e avança até a habilidade de sentar sozinho por curtos períodos de tempo e de empurrar as mãos e os joelhos. Você poderá notar uma série de interações com o mundo em sua volta. Sentar e levantar-se com as mãos e com os joelhos são importantes marcos no caminho da independência física. Mesmo que o desenvolvimento de alguns bebês seja mais rápido do que de outros, a sequência do processo acaba sendo muito similar em todos eles.

Até os quatro meses, já podem esticar as mãos para agarrar algo que porventura tenha lhes interessado. À medida que a coordenação motora vai se aperfeiçoando, começam a movimentar os braços e as mãos com maior precisão, conseguindo agarrar objetos e levá-los à boca. Um pouco antes de sentar sem apoio, a maioria aprende a rolar: quando deitados de barriga para cima, passam para a posição de bruços e vice-versa. Alguns nem chegam a rolar, pulando essa etapa e indo direto para a fase de sentar e engatinhar. Uma dica são os tapetes divertidos, com brinquedos interessantes que emitam sons e que tenham cores chamativas, para que eles possam segurar ou tocar. Você pode colocar no quarto do bebê, na sala ou no seu quarto, para deixá-lo brincar à vontade no chão.

Entre os seis e os nove meses de idade, o bebê adquire uma série de novas habilidades. Senta sem apoio, rasteja e engatinha; podendo ficar em pé com apoio, realizam movimentos de pinça (junção do polegar e indicador), transferência de um objeto de uma mão para outra de forma intencional, ampliam suas possibilidades de exploração ao seu redor. Uma dica para ajudá-lo nesse processo, é brincar com blocos, caixas e potes de tamanhos distintos, fitas de tamanhos, estampas e texturas diversas, colocar sobre o tapete brinquedos macios tornam-se obstáculos ao corpo do bebê, permitindo que ele pegue e ao introduzir a boca, massageie a gengiva que se prepara para a erupção dos dentinhos; eles também adoram objetos com sons variados: panela de alumínio, bacia de inox. Vocês também podem brincar de balançar: sente-o no seu colo, virado de frente, balançando para a frente e para trás; isso permite que o bebê exercite e fortaleça os músculos das costas, que são essenciais para mantê-lo sentado sem apoio. Outra forma de “brincar” é deixar que os bebês, a partir do 6º mês, explorem com suas mãozinhas a comida.

Espero que tenham gostado! Beijos!



Clarissana Araujo Botaro

Fisioterapeuta, mãe de 3 filhos, com especialização em Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. Especialização em Geriatria e Gerontologia. Mestrado profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente

Comments


Magda
Castellano

@mae_detres

Mãe de Três princesas, Pedagoga e Estudante de Nutrição.

DÚVIDAS? FALE CONOSCO:​

SIGA-NOS:​​

© 2017 Todos os direitos reservados. Não reproduzir conteúdo sem autorização.

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page