Desfralde Gentil, você conhece essa abordagem?
- Magda Castellano @mae_detres
- 3 de fev. de 2018
- 3 min de leitura

Desde a minha primeira experiência com a maternidade, há 17 anos, eu sempre fui totalmente contra a métodos infalíveis de imposição para que a criança desenvolvesse uma habilidade. Tanto na questão da alimentação, do sono e do desfralde, eu sempre achei que o tempo da criança deveria ser respeitado. Cada criança é única e seria muito ruim se todos nós tivéssemos uma data certa para aprender cada coisa. Os marcos no desenvolvimento variam de criança para criança. Existem diferenças de um para o outro, entre meninos e meninas e entre irmãos. Não compare e não crie expectativas baseadas em experiências anteriores. Para o desfralde, também não existe uma idade biologicamente determinada. Mas podemos observar que o desfralde é mais rápido, menos tortuoso e com menos incidentes quando a criança começa a retirada das fraldas após ter adquirido amadurecimento neurofisiológico pleno, ou seja, a capacidade de identificar a vontade de urinar, avisar ao adulto e conseguir retê-la até que o adulto chegue com ele ao banheiro, algo que pode acontecer ao redor dos 24 – 28 meses de idade. Nesse processo, a pressa só gera frustração dos pais, pois como todo processo de aprendizagem, podem haver regressões devido a fatores externos e internos e para o bem da saúde e autoestima da criança é melhor adiar do que antecipar. É sempre importante observar os sinais de prontidão que a criança vai demonstrar, como:
- Avisar quando fez o xixi ou quer fazer
- Sentir-se incomodado em estar com a fralda suja
- Recusar-se a colocar a fralda ou mostrar que ela o incomoda
- Ficar com as fraldas um bom tempo limpas e fazer o xixi de uma vez, e não de pouco a pouco (demonstrando um controle da esfíncteres). O controle esfincteriano é uma das maiores competências adquiridas na primeira infância, possibilitando ao indivíduo maior autonomia, convívio social, autoestima e conhecimento do próprio corpo.
- Conseguir ficar sentado por alguns minutos no ¨troninho¨.
- Imitar um adulto quando vê-lo usando o vaso sanitário.
No entanto, se você percebeu esses sinais, iniciou o desfralde e seu pequeno deu sinais de que ainda não está pronto, espere alguns meses e inicie o processo novamente.
Por aqui, apesar da minha filha Luísa (2 anos e 4 meses) ter apresentado vários sinais antes dos 2 anos, eu esperei um momento mais tranquilo, que foi o meu período de férias, para poder iniciar o desfralde. Isso porque é muito importante que o ambiente esteja calmo e favorável, pois a criança terá que relacionar e associar as idas ao banheiro à sua nova rotina (algo com o qual ela não se preocupava até então). O legal também é iniciar no verão, uma época do ano em que a criança fica com menos roupas, gerando menos desconforto se houverem alguns escapes, já que ficar molhado é algo bastante complicado no inverno.
Como mãe e educadora, sugiro que você não realize o desfralde se o seu filho está passando por algum momento importante na vida dele, como a chegada de um irmão ou iniciando na escolinha. Mas, se ele já estiver estudando, converse com a professora e explique para ela qual é a abordagem que você está utilizando para que a escola possa lhe ajudar.
Todas essas dicas e orientações que citei acima, fazem parte da abordagem Gentil para o Desfralde, onde a paciência, muito diálogo e carinho são fundamentais para o sucesso nessa empreitada.
Eu escolhi essa abordagem e tem dado muito certo. Aliás, foi assim que fiz com as minhas duas filhas mais velhas. Iniciei de forma bem lúdica, com muitos livros de história, um troninho bem parecido com um vaso sanitário, usando uma calcinha de desfralde que ganhamos da Loja Belita Mimos (quem quiser comprar, é só clicar nesse link) e com muito amor.
Já estamos há 1 mês no processo de desfralde e para minha surpresa o desfralde noturno aconteceu primeiro, pois além de todos os sinais que falei com vocês, ela desde que fez 2 anos passou a amanhecer com a fralda seca. Então, como estamos fazendo o desfralde diurno, eu aproveitei e fiz o noturno também. Houveram dias de muitos escapes, mas considero que estamos no caminho. Ela já vai sozinha ao banheiro para fazer xixi e quando vejo, ela já tirou a calcinha e está sentadinha lá. Cada ida ao banheiro tem sido muito comemorada por ela. Só falta agora pedir para fazer o cocô (Desfralde-parte 2).
Para finalizar e tranquilizar as mamães em relação à idade limite de desfralde, é importante observar se aos 5 anos a criança fizer xixi "sem querer" enquanto está acordado, pode ser necessário procurar um profissional para mais orientações.
Gostaram das dicas? Deixe seu comentário .
Prometo que volto para contar mais novidades do #desfraldedalulu!
UPDATE - Desfralde concluído com sucesso aos 2 anos e 6 meses (xixi e cocô no penico, rsrs). Basta ter paciência que tudo flui!

Magda Castellano
Mãe, Pedagoga e Estudante de Nutrição
@mae_detres
Comments